Existem inúmeros tipos e marcas de água mineral disponíveis no mercado; tantas que às vezes fica difícil saber qual levar pra casa não é mesmo?
Principalmente se analisarmos as tabelas nutricionais de cada garrafa, pois alguns especialistas apontam exageros na quantidade de sódio, cloreto e zinco que podem ser encontrados em 1 litro do produto.
Apesar de a fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deixar claro que nenhuma marca está acima dos limites recomendados pelo órgão – que é de 600mg de sódio por litro, é necessário estar mais atento na hora de comprar ou levar para casa a água mineral.
Isso porque a nossa alimentação já é repleta de sódio e se ingerirmos ainda mais esse componente ao beber água podemos desidratar o organismo e ainda causar o acúmulo de líquidos, que leva ao aumento da pressão arterial. Ou seja, é preciso cuidado redobrado na hora de escolher sua água mineral.
Por esse motivo, preparamos este texto a fim de esclarecer algumas dúvidas sobre o tema e, de quebra, ainda te ajudar a escolher a melhor água mineral para beber.
Quantidade alta de sódio
Grande inimigo da pressão arterial, o sódio pode ser encontrado em altas quantidades até mesmo na água que encontramos na prateleira do mercado. Em levantamento feito recentemente, foram consultados 10 rótulos de água mineral.
Foi constatado nessa pesquisa, que a variação de sódio entre uma marca e outra pode ir de 086mg/l até 103,86mg/l, representando uma grande diferença de mais de 3.000%. Essa diferença se dá pelo contato com o subsolo, porém algumas águas minerais com quantidades acima de 20mg/l tem adição de sódio para que o pH fique equilibrado.
Todas as marcas que encontramos no mercado tem quantidades de sódio abaixo do limite indicado pela ANVISA, mas pessoas hipertensas ou com problemas cardiovasculares e renais precisam ter atenção dobrada na hora de procurar por produtos com menor índice de sódio.
É preciso estar bem atento ao rótulo dos produtos que consumimos, por isso você confere abaixo algumas recomendações para escolher sua água mineral.
Recomendações para escolher sua água mineral
Temos que ficar de olho nos componentes ao ler o rótulo das garrafas de água mineral que encontramos no mercado e distribuidoras. Uma água ideal para o consumo, além do selo fiscal, precisa ter uma quantidade menor de sódio, cloreto, vanádio, sulfato, bário, nitrato, zinco e lítio.
Principalmente para evitar que você tenha hipertensão ou outras doenças cardíacas e de circulação.
Outro fator importante na hora de escolher sua água mineral, é ver se as quantidades de potássio e magnésio estão altas já que estes componentes auxiliam no bom funcionamento dos músculos, na saúde do sistema vascular e no fortalecimento dos ossos.
Também é preciso estar atento ao índice de pH da água mineral: o recomendado pela ANVISA é que o pH varie de 6 a 9,5, o que caracteriza uma água ácida, neutra ou alcalina. Segundo alguns estudiosos quanto mais alcalina, melhor para sua saúde
De forma ampla, o ideal é analisar cada um dos elementos indicados no rótulo das garrafas de água mineral para ter certeza de que você esteja levando um bom produto para casa.
Consulte sempre seu Médico ou Nutrólogo, ele sabe o que é melhor para você.
No comment yet, add your voice below!