Halitose é uma condição do hálito na qual este se altera, de forma desagradável tanto para o paciente como para as pessoas com as quais ele se relaciona, podendo ou não significar uma condição patológica. “Cerca de 75% dos casos de halitose têm sua origem em um problema bucal. Outras causas do mau hálito são os distúrbios gástricos ou e doença gengival grave” 

Uma das causas mais comuns da Halitose é a desidratação; por isso Dentistas, Médicos e Especialistas recomendam a ingestão de 2 ou 3 litros de água por dia, pois a desidratação causa o ressecamento das mucosas e contribui para o surgimento do mau hálito. Ou seja, a hidratação no combate ao mau hálito pode ser uma ótima opção para quem deseja se ver livre deste problema.

Beber bastante água contribui para a manutenção da qualidade e quantidade de saliva na boca, auxiliando para a lavagem fisiológica natural da boca. Além disso, pode diminuir problemas e doenças estomacais e intestinais como a constipação.

Hidratação no combate ao mau hálito

Ao hidratar corretamente o corpo ao longo do dia, também iremos precaver problemas e doenças que podem acometer a boca. A hidratação no combate ao mau hálito começa quando a saliva se torna fluida, bastante aguada.

Isso porque a halitose pode ser causada pela acumulação de placa bacteriana ao redor dos dentes, causado pelo processo de degradação dos restos de alimento na boca. As bactérias presentes nas mucosas bucais podem liberar gases com mau cheiro. Sem contar no desenvolvimento de cáries e doenças na gengiva.

Manter a saliva fluida, dificulta a formação de saburra lingual.A saburra lingual, nada mais é que aquela camada branca que por vezes aparece em cima da língua, causando mal cheiro. Ela é uma massa composta de células mortas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que aderem à superfície da língua e, geralmente, são sintoma de certas doenças ou da falta de hidratação.

Além disso, a hidratação com água pode prevenir também a formação de cáseos que são aquelas protuberâncias de materiais calcificados nas amígdalas, situadas na parte de trás da garganta.

Beber bastante água combate a constipação

Beber bastante água durante o dia é uma ótima forma de combate ao mau hálito, isso porque dentre os principais causadores da halitose está a prisão de ventre. Quando o corpo está bastante hidratado, as chances de se sofrer com uma prisão de ventre se tornam menores. 

Para se ter uma ideia, hidratação no combate ao mau hálito também envolve a absorção de água pelo intestino, pois se nosso corpo estiver desidratado, o intestino não terá bastante água suficiente nas fezes. Isso fará com que as o bolo fecal fique petrificado dificultando, assim, a evacuação. 

Com nosso corpo hidratado, o trânsito intestinal fica melhor e a halitose pode diminuir consideravelmente, principalmente se a halitose vier direto do intestino pela formação de gases.

Além disso, a água é importante para melhorar o trânsito intestinal pois auxilia as fibras a formarem uma espécie de “gel” capaz de ajudar no correto funcionamento da digestão. Especialistas recomendam que sejam consumidos diariamente cerca de 3 litros de água por dia, assim como ingerir bastante alimentos ricos em fibra, para auxiliar na a hidratação no combate ao mau hálito.

Consulte sempre seu Médico ou Nutrólogo, ele sabe o que é melhor para você.

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *